segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

COMUM A TODOS: O meu lugar

Objetivo: Entender o conceito de lugar, com auxílio de música,  a partir da relação de outros lugares com seu espaço de vivência.

Durante esta semana fizemos o estudo dos principais conceitos de geografia: paisagem, espaço geográfico e lugar.

O lugar é  onde convivemos, trabalhamos, estudamos, criamos vínculos e laços afetivos. Além do  mais, cada indivíduo se relaciona de forma diferente com os lugares de acordo com os significados que dá a eles.

Agora, preste atenção na música "O meu lugar", interpretada pelo sambista brasileiro Arlindo Cruz.


Baseado no conceito de lugar e na música, nos conte sobre o seu lugar (pode ser sua cidade, seu bairro...). O que ele tem de legal? O que te faz ser tão  ligado (a) a ele? Lembre-se: temos sentimento de pertencimento pelo nosso lugar.

32 comentários:

  1. ELLEN FREITAS 6 ANO C NA MINHA CIDADE TEM DE LEGAL UM SHOPPING,PARQUES ETC O QUE ME FAZ SER TÃO LIGADO A ELA É QUE ELA É UMA CIDADE TRANQUILA E DIVERTIDA

    ResponderExcluir
  2. ELLEN FREITAS 6 ANO C EM MINHA CIDADE TEM DE LEGAL UM SHOPPING,PARQUE ETC O QUE ME FAZ SER LIGADO A ELA É QUE ELA É UMA CIDADE TRANQUILA E DIVERTIDA

    ResponderExcluir
  3. gosto muito da minha cidade itabuna por que aqui ea cidade do cacau e de onde eu nasci e crescir luisa alves messias 6 ano e

    ResponderExcluir
  4. Luiz Gustavo 6 ano D
    Entre minha cidade e meu bairro foi escolhido o bairro, oque eu gosto dele e que sempre cresci nesse bairro então vive muitas experiências boas lá por isso gosto tanto dela!!
    E o que me faz ser ligado a ela e que já passei muito tempo nesse bairro por isso esse apego a ele!!

    Nome:Luiz Gustavo Costa Teixeira 6 Ano D
    Para:Rynaldo

    ResponderExcluir
  5. CATARINA COSTA AUGUSTO 6°E

    EU GOSTO DA MINHA CIDADE PORQUE SEMPRE VIVI AQUI, TEM LUGARES PARA IR COMO AS PRAÇAS, SHOPPING,E O PARQUE.
    MAS MEU BAIRRO NÃO É MUITO LEGAL COMO O CANTOR REFERIU-SE AO DELE, TEM MUITA VIOLÊNCIA E É LONGE DO CENTRO E NÃO TEM NENHUM LUGAR DE DIVERSÃO.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Rich 6°ano turma c Moro em Itabuna há três meses o que eu tenho achado de mais legal é o futebol, prático bastate. Agora estou gostando da escola porque tenho grandes expectativas para aprender.

    ResponderExcluir
  7. Meu bairro é muito legal pois ele tem casas lindas, grandes,e bonitas. Tem um espaço só de área verde, e o que me faz ficar tão liga a ele é uma casa que ela tem 12 quartos e é a casa mais linda que tem, que agora vai se tornar na nova vara da infância( juízas de menor) em fim, meu bairro é grande e bonito


    Maria Eduarda Santos Braga 6° ano

    ResponderExcluir
  8. Meu bairro é legal pois ele é grande bonito e tem casas lindas, grandes, e o que me faz ficar tão ligada nele é a casa que tem enfrente a minha que tem 12 quartos , que em breve vai se tornar na nova vara da infância ( juízado de menor)gosto muito do meu bairro.


    Maria Eduarda Santos Braga 6° ano

    ResponderExcluir
  9. Ana Cecilia Santos Silva2 de fevereiro de 2016 às 21:04

    Ana cecilia 6○C
    Eu gosto de Itabuna porque tem várias coisas legais tipo o Shopping, os clubes Grapiuna e a AABB.Meu bairro é legal porque tem a praçinha do Santo Antônio que é perto de tudo e as minhas amigas do bairro.

    ResponderExcluir
  10. O meu bairro e muito legal pois podemos brincar na rua , estao fazendo o meu bairro crescer , eu ligo muito com a sujeira da rua q isso nao e bom para nossa cidade
    LETICIA ALVES 6 ANO

    ResponderExcluir
  11. A Minha Cidade e muito legal,adoro os parques,o shopping,soverteria, E meu Bairro Eu Não Conheço muita gente Mais eu continuo gostando do bairro Alguns Amigos Meu Mora Um pouco perto de mim.Sofia Messias 6 Ano E

    ResponderExcluir
  12. o meu bairro e um pouco barulhento pq tem um bar quase em frente o que eu mas gosto na minha cidade e o shopping pq podemos comprar e lanchar.....GABRIELLE MENESES 6 ANO E

    ResponderExcluir
  13. Maria Clara Leite 6ºano E
    Pra mim falando a verdade o meu lugar não é Itabuna nem o meu bairro,pra mim é Petrolina porque lá diferente de Itabuna tem toda a minha família,tem um Shopping enorme (com cinema),também tem um lugar onde tem vários restaurantes que vendem bode chamado Bodódromo e etc

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. vinicius nunes 6ºano E minha cidade é itabuna cidade do cacau eu gosto da minha cidade tem o shopping só n tem cinema mais gosto mesmo assim é tem meu bairro acho um pouco perigoso mais gosto aonde eu moro mesmo assim.

    ResponderExcluir
  16. Vinicius nunes simões 6ºano E minha cidade é Itabuna a cidade do cacau eu gosto da minha cidade tem o shopping só n em cinema mais gosto mesmo assim é o meu bairro que eu acho um pouco perigoso mais gosto mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  17. O meu lugar preferido é meu apartamento lá em Ilhéus. Eu gosto de lá porque é onde minha avó mora,é em frente ao mar e eu posso brincar na praia e encontro minhas primas. Maria Eduarda Farias. 6º ano A.

    ResponderExcluir
  18. Davi Carqueija 6 ano A

    O lugar que mais gosto é meu bairro e meu apartamento.Eu gosto do meu bairro,porque ele fica próximo ao shopping,minha natação e a casa da minha avó,onde tenho vários amigos.já no meu apartamento gosto de tocar violão,ouvir música e ficar com a minha família.

    ResponderExcluir
  19. Davi Carqueija 6 ano A

    O lugar que mais gosto é meu bairro e meu apartamento.Eu gosto do meu bairro,porque ele fica próximo ao shopping,minha natação e a casa da minha avó,onde tenho vários amigos.já no meu apartamento gosto de tocar violão,ouvir música e ficar com a minha família.

    ResponderExcluir
  20. Itabuna cidade prospera comercialmente, atrai muitas pessoas de diversas cidades, o shopping Jequitibá é o principal motivo dessa atração. Gosto de minha cidade, meu colégio, meu bairro , meus amigos. Mas meu lugar é o mundo, adoro viajar e conhecer novos espaços geográficos , novas culturas. Ana Sofia 6º ano A

    ResponderExcluir
  21. Gosto do meu bairro porque desde sempre morei aqui, e já tenho afinidade com todos os meus vizinhos e gosto da cidade de Itabuna porque tem alguns lugares que posso ir como shopping,praça,parques e etc

    MARIA CLARA SANTANA 6 ano E

    ResponderExcluir
  22. Gosto da minha cidade porque tem várias coisas legais inclusive o shopping,parques e gosto muito de ir fazer ballet . Amo minha cidade .Dafne Sobral 6anoD

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito da minha cidade porque ela tem várias coisas legais inclusive o shopping,parques e gosto muito de fazer ballet .Amo muito a minha cidade . Dafne Sobral 6ºD

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito da minha cidade porque tem várias coisas legais inclusive o shopping,parques e gosto muito de fazer ballet. Amo muito minha Itabuna. 6ºD

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito da minha cidade porque ela tem várias coisas legais inclusive o shopping ,parques e gosto muito de fazer ballet . Amo muito minha Itabuna. 6ºD

    ResponderExcluir
  26. Meu bairro é muito legal tem praças farmáciascasas prédios é muito bom saber que ele vem evoluindo cada vez mais é isso me deixa muito feliz como todos os bairros sempre precisão de mudanças mas estou satisfeito como ele está. Gabriel de Souza 6 ano c

    ResponderExcluir
  27. Ananda Shayla (6° ano D)
    Eu gosto de meu bairro,Tem padaria, distribuidora, mercado e mercearia perto... oq me faz eu ficar tão ligado a ele é que ele é tranquilo, não tem muito movimento, n tem muita violencia e dar para eu brincar na rua sem preocupação.

    ResponderExcluir
  28. Felipe Gomes 6 ano d eu gosto muito de Itabuna minha cidade vários lugares diferentes

    ResponderExcluir
  29. Felipe Gomes 6 ano d eu gosto muito de Itabuna minha cidade vários lugares diferentes

    ResponderExcluir