E aí, povo?! Começamos a semana estudando um assunto muito legal: a importância da cartografia e como nos localizar sobre o Espaço Geográfico.
Como vimos, a Cartografia é a representação visual do espaço geográfico, ou seja, a realidade transposta através de mapas, croquis, maquetes, globo terrestre e outros produtos cartográficos. Também estudamos as diversas representações cartográficas ao longo dos tempos, desde a pré-história, onde os homens das cavernas faziam as pinturas rupestres, passando pela tábua de argila da antiga Babilônia (atual Iraque), as Grandes Navegações com as rotas marítimas até as novas tecnologias: sensoriamento remoto, imagens de satélite, fotografias aéreas e o uso do GPS.
Sendo assim, cada sociedade, ao longo dos tempos, foi se aprimorando em relação as representações cartográficas. Percebemos que podemos nos localizar, também, através da orientação pelo sol, pela lua, pela Constelação do Cruzeiro do Sul, como também pela bússola (que aponta sempre para o norte, por conta do polo norte magnético).
Ufa! Acabou? Não, é claro que não! hahahahahaha
Selecionei algumas imagens para facilitar o estudo de vocês. Vamos acompanhar.
ROSA DOS VENTOS
ORIENTAÇÃO PELO SOL
A Terra gira em torno do sol. Como ela faz um movimento de OESTE para LESTE, parece que é o sol que se movimenta, mas não, é a Terra que gira em torno dele. A isso damos o nome de MOVIMENTO APARENTE DO SOL.
Sendo assim, o sol nasce no LESTE (nascente) e se põe no OESTE (poente).
PARALELOS E MERIDIANOS